Publicado por: avgvstv | novembro 1, 2011

Missa de Finados em Belo Horizonte

Informamos que haverá a Santa Missa de Finados neste quarta-feira, às 9:30, no Colégio Monte Calvário.  Aproveitamos para registrar algumas explicações sobre tão importante data.

É antiqüíssima a instituição de orações em sufrágio dos mortos. Muitos séculos antes de São Odilão, abade de Cluny, ter estabelecido uma festa especial de comemoração dos que morreram, no dia 2 de novembro (em 998), já diversas Igrejas particulares tinham solenidades desse gênero, e o pedir pelos mortos, com orações especiais, remonta às origens da Igreja. Algumas partes da Missa de Defuntos são muito anteriores ao século X. O privilégio que antes tinham os sacerdotes de Portugal e Espanha de celebrar, no dia 2 de novembro, três missas, estendeu-o a todo o mundo o Papa Bento XV, por ocasião da Grande Guerra (1914-1918).

Todos os mortos hão de ressuscitar, diz São Paulo (Epistóla); e por isso devemo-nos encher de esperança, porque nos havemos de ver todos no Senhor. O dia último, o terrível dia do Juízo, não deve aterrorizar senão os maus, que serão separados dos bons (Seqüência), que, esses, conduzidos por São Miguel, o chefe das milícias celestes, serão introduzidos no Céu (Ofertório), onde irão ocupar o lugar dos anjos caídos. É com este pensamento que devemos neste dia assistir ao Santo Sacrifício da Missa, no qual a Igreja suplica ao Senhor que conceda aos mortos, que por si mesmos já não podem alcançar o perdão dos seus pecados (Oração), o eterno repouso (intróito); e vamos visitar os seus restos mortais, que jazem nos cemitérios, até ao dia em que “dos Céus, diz São Paulo, virá o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, e transformará os nossos corpos, tornando-os semelhantes ao seu corpo glorioso” (Epístola).

As duas ressurreições operadas por Jesus são figura da nossa ressurreição futura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: