Publicado por: avgvstv | junho 30, 2010

Saiu no jornal

Prezados leitores,

Repasso aqui uma notícia sobre a Missa Tridentina rezada em Belo Horizonte que saiu num popular site. Poderiamos fazer alguns reparos, mas consideramos que a notícia foi dada de modo bastante agradável. Ei-la:

Apesar do jogo do Brasil, fiéis seguem tradição e assistem à Missa em latim.

20/06/2010 – 18h21

Guyane Araújo
Em Belo Horizonte

Todos os domingos há dois anos, Joel Xavier, que mora no Bairro Calafate, em Belo Horizonte, vai à capela do colégio Monte Calvário, situada à Avenida do Contorno, no Bairro Prado, na Zona Oeste da capital mineira, para assistir à missa celebrada em latim. O seu ritual e de outras cerca de 100 pessoas não foi alterado neste domingo, mesmo sendo dia de jogo da seleção brasileira pela Copa do Mundo da África do Sul.

A celebração, que acontece às 17h, foi realizada normalmente, começando com o time de Dunga ainda em campo contra a Costa do Marfim, no segundo jogo do Brasil pelo Mundial, vencido por 3 a 1. “Queria assistir ao jogo, mas se colocar na balança, o compromisso que tenho com Deus semanalmente é mais importante”, observou.

Para que os fiéis possam entender o que o padre fala e acompanhar a missa é distribuído um missal com páginas em latim do lado esquerdo e em português no lado direito. Outra parte diferenciada na missa é a posição do celebrante em relação aos fiéis.

“O padre celebra a missa de costas para os fiéis, mas de frente para Deus. Ela (a missa) simboliza o sacrifício de Jesus. O padre oferece o sacrifício de Jesus a Deus. Não é que ele esteja de costa para o povo, mas de frente para Deus”, explicou Joel, que começou a frequentar a missa em latim a convite de um amigo.

As missas foram celebradas obrigatoriamente em latim até que o Concílio Vaticano II, na década de 60, decidiu por algumas mudanças, entre elas, permitindo que as celebrações passassem a ser feitas nos idiomas locais. Alguns fiéis, no entanto, preferem manter a tradição.

Em Belo Horizonte, este grupo realiza as missas em latim desde 2004. “Ela mostra melhor que a missa é mais a liturgia e sacrifício do Nosso Senhor. As orações também são mais antigas”, diz o organizador Renato Sales.

fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/esporte/2010/06/20/apesar-do-jogo-do-brasil-fieis-seguem-tradicao-e-assistem-missa-em-latim.jhtm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: